O Solstício de Verão é um dia especialmente marcado no calendário para aqueles de nós que trabalham com energias universais e forças planetárias. É um momento envolto em magia, rituais e tradições que o tornam muito especial e poderoso, razão pela qual é celebrado desde os tempos antigos.
A observação do Sol e o culto do fogo são tão antigos quanto a humanidade. Na pré-história eles logo começaram a perceber que depois de um certo momento, o Sol perdeu sua força e os dias começaram a ficar mais curtos. Quando isso acontecia, eles temiam que o Sol não voltasse a nascer, a noite e o frio perpétuo viriam. Nesta época da força solar, os rituais de adoração ao Sol começaram a ser realizados em diferentes culturas e lugares simultaneamente. Fogueiras e ritos de fogo foram feitos durante o Solstício de Verão para ajudar o Sol a prolongar sua luz. Estes também consistiam em rituais de purificação que procuravam assegurar o poder do sol.
Xamãs e curandeiros esperavam o Solstício de Verão para recolher os ervas, prepare-as e ritualize-as. Por que logo no solstício? Neste momento há uma maior quantidade de luz, que é absorvida pelas plantas e árvores. Esta energia solar aumenta as propriedades curativas das plantas que eles usaram para seus remédios. Algumas dessas ervas poderosas eram hypericum, sálvia, verbena ou artemísia, entre muitas outras. Um dos principais rituais que eram realizados era colocar essas ervas em um saco e ritualizá-las durante toda a noite no fogo das fogueiras. Mais tarde, esta bolsa foi guardada durante todo o ano como um amuleto de proteção e limpeza.
Os druidas, por sua vez, faziam seu gado passar por essas fogueiras para purificá-lo e protegê-lo de doenças. Eles consideraram que, naquela noite, deuses e fadas estavam presentes na natureza, por isso, fizeram-lhes diversos pedidos para que o ano fosse frutífero, tanto nas colheitas quanto na fertilidade b>. b>.
Hoje, muitas culturas continuam a celebrar esse fenômeno planetário com rituais que se tornaram tradições. As mais próximas são as clássicas fogueiras de San Juan na praia. Na Europa Oriental, os rituais de fertilidade e amor são celebrados durante o solstício, onde as meninas depositam coroas de flores e velas na água dos rios, e seu movimento determina sua sorte durante o solstício.
Outro exemplo é o Reino Unido, especificamente no monumento de Stonehenge, onde milhares de pessoas se reúnem todos os anos para dançar ao ritmo dos tambores e realizar rituais dos antigos druidas. Este é o Templo do Sol mais antigo conhecido, e durante o solstício de verão seus raios passam bem no meio do monumento.
Existem milhares de tradições relacionadas ao solstício de verão e à força do sol. É um momento de energias poderosas que não podemos deixar escapar para trabalhar petições com nosso Ritual de São João.
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades